top of page

Tudo Sobre as Twisteiras
Serviços

HISTÓRIA DAS TWISTEIRAS
CBX 250 Twister foi uma motocicleta fabricada pela Honda no Brasil onde teve seu primeiro mercado, sendo posteriormente exportada e fabricada em outros países da América Latina.
A moto teve sua fabricação iniciada em abril de 2001, e foi concebida para substituir a CBX 200 Strada, que deixou de ser fabricada no ano de 2002. Em 2006 ela sofreu algumas pequenas modificações estéticas.
Esta motocicleta também era vendida na Argentina e no México, além de ser exportada para alguns países da Europa, sob o nome de CBF 250, com pequenas modificações.
MODELOS : Ano 2001 e 2002 / Ano 2003 /2004/ 2005/ 2006 /2007 / 2008 . Ou seja todo ano a Honda lançava um novo modelo de twister .
A moto foi bem vendida no Brasil , teve um publico bem satisfeito com a moto , reclamando apenas da relação que batia muito , porém tirando isto a moto era perfeita.Depois do modelo 2006 a twister ficou com um designer mais agressivo e foi o que mais agradou.
A moto até hoje (2014) não perde seu mercado , está entre umas das melhores motos 250.
Desempenho e Consumo:
0 a 100 km/h: 11.4s
Vel. Máx.: 150 km/h e até 160 km/h reais em reta podendo atingir ate 168 km/h em decida.(painel em 160 km/h)
Consumo urbano: 23 km/l*Consumo rodoviário: 27 km/l
Consumo em altas rotações: 18–20 km/l
tanque 16.5 L
reserva 2.5 L
Fim de produção:
A Honda anunciou oficialmente em 23 de Janeiro de 2009 que a moto vinha apresentando problemas de empenamento no bloco do motor, sendo necessária a retíficação logo na saída de fábrica, e decidiu por interromper a produção deste modelo (CBX 250) a partir de do dia 31 do mesmo mês e ano do anúncio, assim como os modelos Honda XR 250 TORNADO (mesmo motor) e a NX4 Falcon.
Em Maio de 2009, a honda anunciou a sua substituta no mercado nacional, a Honda CB 300 R que possui o mesmo bloco de motor da TWISTER CBX 250, só aumentado a capacidade na parte superior do motor para 291,6cm³.
​
Ano 2001 e 2002
O adesivo do tanque é o que tem escrito "TWISTER". Nas Twisters AZUL e VERMELHA, o adesivo é PRETO E CINZA, e na Twister PRETA, o adesivo é avermelhado. A asa do tanque e a rabeta não tem adesivos diferentes, apenas o nome "Honda" na asa. As rodas e o motor são na cor CINZA OPALESCENTE, assim como o triângulo lateral. Essas são da primeira safra das Twisters. Elas já vinham de fábrica com o problema no amortecedor traseiro (que causa o Kick-back), com a fenda de óleo da biela com pouca vazão (ocasiona desgaste prematuro e até travamentos no motor), e com o tensor da corrente de comando problemático (dura pouco e começa a bater corrente de comando com menos de 10.000 km). Algumas vieram com o painel defeituoso também, que não era muito bem vedado e entrava água ao lavar a moto ou em dias chuvosos.
​
Ano 2003
Essas Twisters saíram em 3 cores:
-
Vermelha,
-
Preta,
-
Verde.
O adesivo do tanque é o mesmo "TWISTER" das 2001 e 2002. Nas Twisters VERDE e PRETA, o adesivo é PRETO E CINZA, na Twister VERMELHA, o adesivo é avermelhado. A asa do tanque e a rabeta não tem adesivos diferentes. apenas o nome "Honda" na asa. As rodas e o motor são na cor CINZA OPALESCENTE, assim como o triângulo lateral. Nessa versão, eles corrigiram apenas o problema do amortecedor traseiro. A biela e a corrente de comando continuam vindo com problema, mas a garantia cobria e resolvia o problema da Biela. A corrente continuava a vir com defeito, e mesmo as peças de reposição não eram de boa qualidade. Então um fabricante de peças paralelas (Plasmoto) desenvolveu um modelo que é mais eficiente que o original. O painel foi corrigido e agora não entra mais água.
​
Ano 2004
Essas Twisters saíram em 3 cores:
-
Vermelha (Ferrari),
-
Preta,
-
Azul (Brilhante escuro).
O adesivo do tanque agora é o logotipo da Honda (aquela Asinha). Em todas as cores, todos os adesivos são na cor CINZA CLARO. A rabeta tem um adesivo "Twister"… Na Asa do tanque não tem absolutamente nada. As rodas e o motor são na cor CINZA OPALESCENTE, assim como o triângulo lateral. Nessa, o problema da biela foi corrigido, mas o velho problema da corrente de comando continua. aperte a corrente de comando a cada 10 mil kl e já verifique a biela!
​
Ano 2005
Essas Twisters saíram em 3 cores:
-
Vermelha (Ferrari),
-
Preta,
-
Prata.
O adesivo do tanque é o logotipo da Honda (como na 2004). Na vermelha e na preta os adesivos são todos da mesma cor (cinza claro), na Prata, todos os adesivos são pretos. A rabeta tem um adesivo "Twister"… Na Asa do tanque, tem um adesivo escrito "CBX 250 DOHC 4 VALVE", e não tem mais o adesivo do triângulo lateral. As rodas e o motor são na cor CINZA OPALESCENTE, assim como o triângulo lateral. O problema do tensor de corrente de comando continua.
​
Ano 2006
Essas Twisters saíram em 4 cores:
-
vermelho cereja,
-
Vinho,
-
Preta,
-
Prata.
O adesivo do tanque é o logotipo da Honda (aquela Asinha, igual nas 2004 e 2005). Na Vinho e preta os adesivos são da mesma cor (cinza claro), na prata, os adesivos são pretos. A rabeta tem um adesivo "Twister"… Na Asa do tanque, tem um adesivo escrito "CBX 250 DOHC 4 VALVE", e não tem mais o adesivo do triângulo lateral. As rodas e o motor são da cor "chumbo", puxado para o grafite, mas o triângulo lateral continua sendo cinza. Nessa versão a moto foi reestilizada… o painel tem um fundo novo, a asa do tanque é mais pontuda e tem duas entradas de ar. A rabeta tem um novo desenho, com linhas mais retas, o escapamento tem um protetor perto do bacalhau. Aparentemente o problema da corrente de comando foi resolvido.
​
Ano 2007
Essas Twisters saíram em 4 cores:
-
Vinho,
-
Preta,
-
Prata,
-
Amarela
O adesivo do tanque é o logotipo da Honda (aquela Asinha, como nos 3 anos anteriores), e parte do logotipo da Honda, para completar o adesivo da asa do tanque. Na Vinho e preta os adesivos são da mesma cor (cinza claro), na prata e na amarela, os adesivos são pretos. A rabeta tem um adesivo "Twister"… Na Asa do tanque, tem um adesivo escrito "CBX 250", e este é grande, ocupa quase toda a asa do tanque, e completa o adesivo do tanque. As rodas e o motor são na cor GRAFITE, mas o triângulo lateral continua sendo cinza. Nessa versão a moto tem as mesmas carcaças da 2006, modelo novo, com as linhas mais retas e design mais atual.
​
Ano 2008
Essas Twisters saíram em 4 cores:
-
Vermelha,fds
-
Preta,
-
Cinza metálico,
-
Amarela
O adesivo do tanque é o logotipo da Honda (aquela Asinha, como nos 4 anos anteriores), e parte do logotipo da Honda, para completar o adesivo da asa do tanque. Na preta, os adesivos são cinza claro, na prata, na vermelha, os adesivos são pretos. A rabeta tem um adesivo "Twister"… Na Asa do tanque, tem um adesivo escrito "CBX 250", e este é grande, ocupa quase toda a asa do tanque, e completa o adesivo do tanque. As rodas e o motor são na cor GRAFITE, mas o triângulo lateral continua sendo cinza. Nessa versão a moto tem as mesmas carcaças da 2006, modelo novo, com as linhas mais retas e design mais atual moto com todos os problemas corrigidos confortável e forte.
​
Fim de produção
A Honda anunciou oficialmente em 23 de Janeiro de 2009 que a moto vinha apresentando problemas de empenamento no bloco do motor, sendo necessária a retificação logo na saída de fábrica, e decidiu por interromper a produção deste modelo (CBX 250) a partir de do dia 31 do mesmo mês e ano do anúncio, assim como os modelos Honda XR 250 TORNADO (mesmo motor) e a NX4 Falcon.
Em Maio de 2009, a Honda anunciou a sua substituta no mercado nacional, a Honda CB 300 R que possui o mesmo bloco de motor da TWISTER CBX 250, só aumentado a capacidade na parte superior do motor para 291,6cm³. Com tração traseira mono choque e uma cavalaria 24 cv.
Ano 2015 - Nova Honda
CB 250 Twister
Essas Twisters saíram em 3 cores:
-
Vermelha,
-
Preta,
-
Branca
Equipada com motor mais atual, a Twister rende 22,6 cv com etanol e 22,4 cv com gasolina – ambos nas 7.500 rpm. Difícil de acreditar, mas os 4 “cavalinhos” a menos que a CB 300 não fazem falta. Isso porque a Twister tem uma estrutura mais “enxuta” e câmbio de seis marchas, contra cinco da antecessora. Assim, seu desempenho acaba sendo semelhante ao da extinta CB 300.
O novo modelo tem motor monocilíndrico de 249,5 cm3, que gera até 22,6 cv a 7.500 rpm e 2,24 mkgf com etanol. E como pesa 10 quilos a menos, com 137 kg no total, ela tem relação peso/potência de 6,06 kg/cv, enquanto a CB 300R tinha 5,54 kg/cv.
​
Estética
As personalizações estéticas podem ser de muitos tipos. São as mais comuns na Twister. Alguns exemplos de personalizações estéticas são:
-
Carenagem Integral
-
Spoiler de Motor
-
Eliminador de Para-lamas
-
Paralama esportivo
-
Carenagem parcial
-
Pintura de motor, rodas, bacalhau, chassis, mesa de guidon e/ou triângulo lateral.
-
Troca das cores das luzes do painel
-
Troca de rodas , por rodas da substituta cb300 r .
-
Troca de escapamento , por escapamento da cb300r .
-
Substituição de para-lama dianteiro, por para-lama dianteiro da cb 300r .
-
Friso (adesivo) que reflete quando bate a luz para a roda.
-
Pneu traseiro da CB 500
-
​
Funcionais
As personalizações funcionais mudam certas características da moto, e permitem uma mudança estética porém com impacto na forma de conduzir a moto. Alguns exemplos são:
-
Tirasse o guidão e colocam semi guidão direto nas bengalas abaixando a frente 3Cm;
-
Escapamento esportivo;
-
Aeroquip (flexível de Freio);
-
Espelhos retrovisores;
-
Lampada do Farol;
-
Monochoque e balança da cb 300;
-
Alarme com disparo se mexer na moto, acionamento da ignição do motor através do sensor no chaveiro.
Dicas e Performance
São preparações feitas no motor e partes relacionadas, a fim de obter uma melhor performance de acordo com a prioridade de uso (Maior economia, maior desempenho, maior durabilidade). Exemplos:
-
Trabalho de cabeçote com rebaixamento, polimento dos dutos e calibragem.
-
Kits de aumento de cilindrada (285, 293, 330, 360, 380, 400 e 420).
-
Comando preparado 296° para alta com reenquadramento de comandos.
-
kits de componentes forjado com maior resistência.
-
Preparação do Carburador ou Substituição por outro maior (de Motos como XLX350, NX350 Sahara ou NX4 Falcon).
-
Troca de escapamento por um menos restritivo.
-
Troca do filtro de ar por um menos restritivo.
-
Alívio de peso da moto substituindo ou removendo peças desnecessárias a condução desportiva .
-
CDI Programável.
-
Troca de vela , por vela de irídio e cabos de alta performance.
-
Aumento da estabilidade da moto com o uso do pneus esportivos o dianteiro e o traseiro da CB 500.
FOTOS
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|---|
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
Nosso Trabalho
Quem Somos

QUEM SOU EU
Em Construção

Nosso canal no YouTube
Contato


CONTATOS
Mande sua Cartinha para nós !!
Faça seu pedido de Camisas e Adesivos
bottom of page